Monday 20 April 2009

Francis Bacon no Museu Prado

Self-portait - 1969

“ A pintura de Francis Bacon é de uma violência muito especial... o que interessa directamente ao artista é uma violência relacionada com a cor e com a linha: uma violência de sensação ( e não de representação), uma violência de estática ou potencial, uma violência de reacção e de expressão” escreveu Gilles Deleuze [Francis Bacon: The Logic of Sensation]

O Museu do Prado, em Madrid, apresentou até ontem, dia 19 de Abril, uma exposição dedicada à obra e vida de um dos mais singulares e inclassificáveis artistas do século XX, onde se reúnem 78 obras, objectos e fotografias de arquivo. Seguindo um ordem cronológica, a mostra está organizada segundo diversas temáticas que o pintor tratou em diferentes etapas da sua vida: Animal, Zona, Apreensão, Crucificação, Crise, Arquivo, Retrato, Memorial, Épico e Final.


Uma visita ao Prado, foi pretexto para vários portugueses decidirem sair de Portugal e passarem uma Páscoa com Francis Bacon e entre outros que por lá se encontram, visitando assim a cidade da Europa que cada vez mais se torna num dos centro culturais mais apelativos. Para quem fico em casa perdeu mais uma grande exposição brilhantemente organizada por este museu.

No comments:

Post a Comment