Monday 23 March 2009

"The Printed Blog" - um diáro que publica blogues


É impossível remar contra a maré, neste caso contra o avanço das novas tecnologias. A internet veio revolucionar as nossas vidas, a nossa forma de estar e de nos relacionarmos com os outros, de aprender e de conhecer, assim como hábitos que acreditávamos eternos. E, veio para ficar!

De um lado os mais pessimistas e talvez também mais conformistas, resignam-se à decadência em que sector da imprensa se encontra, afirmando que os jornais estão à “beira da morte”. Do outro lado, aqueles que procuram encontrar nas novas tecnologias, mais precisamente na internet, um aliado e não um inimigo., adaptando as formas de fazer jornalismo. A verdade é que enquanto os jornais pagos perdem leitores, que optam por os ler através da internet, os jornais gratuitos têm-se mantido estáveis.

Uma pequena empresa americana criou um novo projecto ao publicar um diário que reproduz conteúdos que já estariam anteriormente on line no universo dos blogues. Os primeiros números do “The Printed Blog” circularam em Chicago e Sã Francisco no final de Janeiro deste ano, reproduzindo entradas de bogues em papel vulgar, rodeado por vários anúncios locais, e distribuindo gratuitamente pelas cidades.

“The Printed Blog” publica textos não só de blogues, como de outros conteúdos, criticas, opiniões, estudos ou mesmo fotografias que surjam na Internet. O jornal é publicado em três ou quatro folhas de papel branco e a sua disposição é semelhante à de um blog virtual.

Com uma filosofia orientada com base na redução dos custos que encarecem tanto os jornais tradicionais, a empresa coloca impressoras comerciais nas próprias casas dos distribuidores. Os encargos financeiros com o papel, tinta e aos agentes que imprimem e distribuem os jornais, são suportados através da publicidade. “The Printed Blog” cobra cerca de 3,90 a 7,70 euros por classificado e 12 a 20 euros por anúncios comerciais que alcancem a 1000 leitores, significativamente mais barato do que os anúncios das publicações impressas.


A actual crise económica tem atingindo todos os sectores nos quatro cantos do mundo, e apesar das triagens de alguns jornais gratuitos sofrerem uma redução, esta pequena empresa ambiciona tornar o semanário “The Printed Blog” num diário com duas edições por dia.

No comments:

Post a Comment