Wednesday 11 March 2009

Panorama da arte nos anos 60

A década de 60 foi um período de renovação das artes e do nascimento de novos estilos. Foi uma época de todo o tipo de experiências. Os artistas pop e os poetas da geração beat privilegiavam o triunfo da forma sobre o conteúdo, ao mesmo tempo que suscitavam motivos de reflexão.
O musical de rock Hair tornou visível o ambiente que se vivia, com as suas músicas contagiantes e imagens transcendentes, tendo sido um sucesso de bilheteira.
Os anos 60 tiveram um crescimento do consumismo como nunca houve igual, quando os baby-boomers do pós-guerra se concentraram em viver a vida com um entusiasmo e optimismo nunca vistos. Para acompanhar os movimentos juvenis, surgia a necessidade de uma linguagem gráfica visual que os identificasse.


O Psicadélico, o Op Art e a Pop Art marcaram o início de uma nova época nas artes visuais e as suas imagens ilustradas ajudaram a definir a aparência da década.

Provavelmente foram os Beatles quem, durante os anos 60, ofereceu à cultura popular algumas das suas imagens mais memoráveis, como podemos ver na capa de disco de Klaus Voorman para "Revolver", em 1965, no clássico animado de "Yellow submarine", ou no livro publicado em 1969 "The Beatles illustrated lyrics" de Allan Aldridge.
Em 1967, o artista e ilustrador Peter Blake utilizou uma combinação de fotografia e ilustração para criar a capa do disco "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" e tornou os Beatles directores criativos vanguardistas além de músicos.

Entre as imagens ilustradas que assinalam os anos 60 como uma década inspiradora encontram-se as simbólicas capas da revista satírica alternativa Oz, criadas por Martin Sharp. A revista satírica começou em Sidney e em 1966 mudou-se para Londres, tendo no ano seguinte um poster com a imagem de Bob Dylan.
Também Milton Glaser criou um poster de Bob Dylan, que representava o cabelo do artista com espirais psicadélicas.




A banda desenhada "O gato Fritz" de Robert Crumb, o cartaz de Michael English para Jimi Hendrix, as capas da banda desenhada Zap Comix criadas por Victor 4
Moscoso, ou as imagens dos discos da banda "the grateful dead" são exemplos que marcaram um antes e um depois nesta época e são recordados por aqueles que, sendo na altura adolescentes, marcaram a diferença entre a geração anterior à guerra e a geração do pós-guerra.



Fontes:
RUHRBERG, karl; Arte do Século xx -Volume I e II,(Trad Ilda Boa Vida,Lisboa) Taschen 2005

No comments:

Post a Comment