Thursday 12 March 2009

Web 2.0


“é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".
Tim O'Reilly


A primeira geração da Internet representou um marco importante no progresso tecnológico e no acesso à informação e a novos conhecimentos. O principal objectivo estava ligado com a quantidade de material disponibilizado, “quanto mais melhor”. No entanto a utilização e manutenção dos serviços estava sujeita à obtenção de licenças e a um encargo financeiro que nem todos poderiam suportar, restringindo à partida o quadro dos participantes.
O desejo de democratizar ainda mais não só o conhecimento, como também o acesso aos softwares e aos sistemas informáticos, veio alterar as ”leis” de funcionamento que regiam até então este meio de comunicação, criando uma espaço aberto a todos. A grande diferença é marcada pelo papel do utilizador que deixa de ser um mero receptor passando a representar um papel activo, tornando-se simultaneamente, se assim o entender, emissor.

“Web 2.0” termo criado pela empresa O'Reilly Media em 2004, pode ser considerada como a segunda geração de serviços na Internet com enfâse na colaboração e partilha de informação.
A Web 2.0 oferece aos seus utilizadores uma vasta gama de aplicações on.line para os mais diversos propósitos, desde aceder a ficheiros, textos, fotográficas, ouvir músicas, ver vídeos, até à possibilidade de criar uma social networking – rede comunicacional entre os utilizadores; através de ferramentas como Messanger, Skype, Hi5, Orkut, Blog.
O que acontece neste Web’s é que não existe uma entidade responsável, mas sim uma responsabilidade que passa a ser partilhada por todos os que desejem intervir na construção e desenvolvimento de cada web. Quer isto dizer que cada Web Social está sujeito à utilização que lhe é feita. O sucesso da ferramenta depende em muito dos número de utilizadores, que permitirão melhorar o sistema.





É extremamente importante referir que a maioria dos sistema funciona a custo zero, algo que até há cinco atrás não acontecia, permitindo qualquer pessoa tenha um bocadinho de si “on-line”
No seguimento de um estudo mais minucioso sobre a Web 2.0 ou Web Social gostariamos de apresentar o http://palcoprincipal.sapo.pt/. Este site permite aos amantes de música, profissionais ou aspirantes, uma auto-promoção através da divulgação da produção musical realizada e uma permanente actualização, assim como contactos, agendas de espectáculo, projectos futuro, ou simplesmente funciona como um cartão de visita, dando a conhecer o seu trabalho. Bandas, músicos, vocalistas, produtores de musica e de espectáculos e técnicos encontram-se neste palco.

Se imaginarmos que no mundo real actual encontrar uma editora interessada ou que reúna as condições certas, ou ambas as razões, pode demorar anos ou nunca acontecer, web’s como este que aqui apresentamos, vem tornar possível, de uma forma rápida, fácil e eficaz, que projectos em fase embrionária ganhem formas e vida ao serem divulgados e partilhados em comunidade virtual.


Provavelmente não nos damos conta, no nosso dia, cada vez que abrimos o computador e nos colocamos on line com o mundo, como o paradigma da internet sofreu uma drástica mudança de filosofia enquanto plataforma com a implementação do Web Social e a dimensão dos impactos sociais que poderão ter causado. Se por um lado veio abrir a possibilidade de todos, cidadãos comuns, desempenharmos funções activas na produção e criação e de partilharmos essa produção individual ou colectiva com o mundo em rede – virtualmente, por outro enquanto receptores somos alvo de um bombardeamento permanente de informação, e informação e mais informação. Ou seja, não existe limites nem triagem, nem sequer qualquer controlo para o que enviado para o espaço virtual.

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